Transformação Digital em Prática - Amsterdão

Muito mais do que dados e tecnologia… A Inovação digital em Amsterdão parte de uma definição concreta das necessidades a resolver, talento das equipas, pilotos constantes e uma rede de parceiros públicos & privados.

Amsterdão tem um legado de inovação
que transportou também para a gestão mais inteligente que vem aplicando em vários domínios da cidade. Na base das iniciativas, que têm vindo a ser desenvolvidas de uma forma constante desde 2009, está uma comunidade aberta e transparente onde desafios e soluções são organizados ao longo dos seguintes blocos de projetos:

– Cidade Digital

– Energia

– Mobilidade

– Cidade Circular

– Governo & Educação

– Cidadãos

Neste momento são mais de 80 os projetos piloto implementados na cidade! Veja todos aqui

Princípios Orientadores

Para compreender o dinamismo e o reconhecimento que o trabalho tem merecido à escala global, deixamos aqui o que entendemos serem os princípios orientadores do programa:

  1. Liderança Forte e Relevante – No caso de Amsterdão, a liderança visível é assegurada por 2 homens fortes da câmarae (CTO Ger Baron e Dir. Research & Data Berent Daan). Além do know-how, uma liderança como esta garante proximidade do poder político e consequentemente do conhecimentos das necessidades prioritárias ao nível da atuação;
  2. Tomada de decisões com base em informação – Na base de tudo está um eco-sistema aberto onde a captura, análise e trading de dados flui tão naturalmente como ao longo dos canais da cidade;
  3. Implementação de iniciativas com base em pilotos – Com maior ou menor grau de complexidade, fomentar a adoção de pilotos envolve de forma imediata a comunidade e permite validar o real impacto por iniciativa;
  4. Rede aberta de alianças – Com especial enfoque em Data, faz sentido e retira-se um benefício enorme em partilhar informação e colaborar em âmbito publico / privado. A participação de empresas provadas é essencial para acelerar processos de transformação digital e recolher os benefícios da sua aplicação em múltiplos casos.

Estes princípios estão já a ser executados em algumas municipalidades em Portugal.

Inspiração e Ação

Programas como o de Amsterdão inspiram o GIAM. Olhamos com otimismo para esta revolução tecnológica e o nosso produto incorpora estes princípios, única forma de ajudar os nossos clientes (públicos e privados) a alcançar os seus objetivos.

Comece já hoje a gerir de forma inteligente os seus ativos com necessidade de manutenção. Fale Connosco!